Terapize

Desenvolvimento Infantil: A Realidade Cotidiana

desenvolvimento infantil

Desenvolvimento Infantil – Ao falar deste tema pode-se imaginar que serão impostas restrições ou a diminuição de possiblidades, mas Sapienza e Pompéia expõe as características protetoras do limite que são: previsibilidade e contorno. Esses dois aspectos são importantes para a criança que ainda não tem todos os seus recursos desenvolvidos para lidar com o mundo sozinha.
Vale ressaltar também que estes limites não podem ser trazidos pelos responsáveis com imposições arbitrárias e privilegiando as próprias escolhas em detrimento das necessidades da criança. Esse autoritarismo pode repercutir em comportamentos desafiadores ou inseguros!

O desenvolvimento infantil acontece sob diferentes aspectos. A criança precisa trabalhar tanto sua mente quanto seu corpo, para que ela cresça de forma saudável, consiga desenvolver habilidades, interaja com o mundo e tenha um bom aprendizado.

Happy Code School

Para isso, é preciso que as crianças recebam os estímulos certos, a fim de que recursos os permitam descobrir a si mesmas e o que está ao seu redor. Cabe aos cuidadores a tarefa de fornecer oportunidades, para que tenha esse bom desenvolvimento.

No artigo de hoje vamos discutir sobre os desafios no relacionamento e cotidiano do desenvolvimento infantil real! Venha conosco.

Como estabelecer limites no desenvolvimento infantil?

O limite pode vir como autoridade, ou seja, proporcionar a sensação de segurança e alguma previsibilidade através dos parâmetros de mundo e relacionais. Assim permite-se o desenvolvimento da capacidade de escolhas e resolução de problemas dentro do que é possível para criança a cada etapa do seu crescimento.
Na psicoterapia há espaço para discutir, questionar e refletir quanto ao exercício da autoridade e o equilíbrio dos limites para estimular a autonomia no desenvolvimento infantil.

Todavia, de forma prática em nosso cotidiano, como estabelecer limites e em mesma medida, fomentar e fortalecer os vínculos familiares, ocupando um lugar de educação e afeto?

Abaixo, listamos algumas dicas para a garantia de um desenvolvimento saudável:

1. Facilite o aprendizagem

A crianças desenvolvem habilidades de aprendizagem a partir de caminhos que permitam que ela chegue até esse objetivo. Sendo assim, é muito importante o papel de facilitadores deste processo, de modo modo que as crianças tenham condições de conhecer o universo ao seu redor.

Além disso, é fundamental permitir que as crianças brinquem, experimentem e conheçam. Ofereça brinquedos, jogos, livros, músicas e permita a interação com outras crianças. Adote medidas que permitam que elas tenham contato com diferentes ambientes.

2. Trabalhe a cognição!

A cognição envolve diferentes habilidades físicas e mentais que permitem à criança conhecer seus próprios sentimentos, emoções, pensamentos e capacidades motoras, além do mundo ao seu redor, envolvendo objetos, pessoas e fenômenos.

um bom processo de desenvolvimento infantil depende essencialmente do trabalho da cognição para que elas tenham essa consciência de si mesma, saibam como explorar o seu potencial e, em mesma medida, estejam atentas ao que acontece ao seu redor, para que possam interpretar como as coisas funcionam e o modo como devem agir em sociedade.

Para trabalhar a cognição da criança, as brincadeiras são uma excelente alternativa. Procure sempre adotar as brincadeiras adequadas a cada faixa etária, para aproveitar as lacunas do desenvolvimento da melhor forma possível.

3. Exercite a capacidade motora da criança!

Todas as ações as quais realizamos dependem de nossa coordenação motora. Seja para nos alimentarmos, caminharmos ou até mesmo escovarmos os dentes. Por isso, o desenvolvimento infantil também do foco nesta habilidade! Os brinquedos de encaixar, livros de colorir, blocos de montar, entre outros recursos, são excelentes alternativas para que ela aos poucos domine e refine os movimentos do seu próprio corpo. A prática de esportes e atividades como a dança também são muito bem vindos, permitindo que a criança conheça e explore seu físico.

4. Estimule habilidades diversas

Outro aspecto importante para ser trabalhado durante a infância, são habilidades que as crianças precisarão um bom desempenho em seus estudos, além do desenvolvimento da sociabilidade. Entre elas estão:

  • comunicação;
  • empatia;
  • inteligência emocional;
  • concentração;
  • trabalho em equipe;
  • criatividade;
  • organização;
  • senso crítico.

A convivência com outras crianças, com a família e fazer cursos extracurriculares são boas práticas para alcançar esses objetivos. Mas é importante lembrar que tudo isso é feito por meio de estímulos, evitando cobranças e comparações, trabalhando a autoestima da criança por meio de elogios e incentivo.

5. Ofereça os brinquedos adequados

Existem diferentes tipos de brinquedos que podem ser oferecidos para as crianças, no entanto, alguns são mais positivos para o desenvolvimento infantil. Jogos de quebra-cabeça, da memória, xadrez, dama, entre outros que precisam de uma estratégia ou fazem a criança pensar, são mais eficazes para atingir esse objetivo. Afinal, eles testam a habilidade do pequeno colocando desafios.

Os videogames também são uma boa alternativa, mas lembre-se sempre de dosar o tempo para que seja saudável e preferir aqueles que realmente façam-na se superar cada vez mais.

6. O contato com a natureza é importante!

O contato com a natureza é fundamental para que ela conheça o mundo, desperte sua criatividade ao explorar o novo e tenha mais saúde, pois isso estimula o seu organismo e a imunidade, além de evitar que fique sedentária.

Visitas ao parque, finais de semana em sítios ou fazendas, visitar um jardim botânico, passar férias em cidades com riquezas naturais, entre outras ações, são muito positivas. Desse modo, ela conhecerá aspectos diferentes e terá experiências distintas que permitirão a construção do seu saber.

Gostou do conteúdo e necessita de informações para o auxílio no processo de desenvolvimento infantil de seus filhos? Venha para a Terapize agora!

QUERO FAZER UMA SESSÃO DE TERAPIA

Envolva-se!

Comentários

@peepso_user_2553(Monalyza Santos)
Tema importantíssimo 👏🏻👏🏻👏🏻