O ambiente institucional traz desafios aos que optam por desenvolver suas carreiras e empregos nestes locais. Todavia, existem desafios que caracterizam esse espaço, incluindo questões coletivas e individuais.
No artigo de hoje, discutiremos um pouco mais sobre o ambiente institucional, seus desafios e suas possibilidades de ressignificação. Venha conosco!
Entendendo o ambiente institucional
Antes de evoluirmos com nosso processo de compreensão sobre o ambiente institucional, é importante entendermos o significado deste termo.
De acordo com Satolani et. Al (2008), um ambiente institucional é um “conjunto de normas e regras que delimitam as ações estabelecidas pelo homem, disciplinando suas ações com seus semelhantes e com o mundo, podendo também regulamentar outras instituições, definindo os critérios que serão estabelecidos por meio de formas e regras”.
Nesse sentido, podemos perceber forte semelhança com as organizações de trabalho, tendo em vista o conjunto de normas e regras com compõem os quadros de pequenas, médias e grandes empresas.
Todavia, para além de um conjunto de normas e regras, existem os processos relacionais que circundam a questão das empresas e que em inúmeras situações podem ocasionar fatores adoecedores no trabalho. Todavia, quais são eles?
Entendendo os desafios e fatores adoecedores no trabalho
Através do trabalho que nos identificamos enquanto profissionais, o que nos proporciona sentimentos de utilidade e pertencimento, além de aspectos de socialização. Por outro lado, o trabalho pode favorecer o adoecimento em algumas situações.
As pesquisas indicam que o risco de adoecer no trabalho é maior em ambientes em que as demandas são altas e os recursos do trabalho (ex. clareza de papéis, autonomia, suporte do superior e colegas) e os recursos pessoais (ex. acreditar na própria capacidade de fazer as coisas, otimismo, esperança), são limitados.
Não podemos deixar de destacar que as atividades desenvolvidas no seu trabalho também podem atuar como promotoras do seu desenvolvimento pessoal e profissional e contribuir para seu bem-estar, o que gera satisfação no trabalho. Essa avaliação positiva do trabalho ocorre em situações em que o profissional utiliza os recursos pessoais e do trabalho para alcançar esse desenvolvimento.
Envolva-se!
Comentários