Terapize

O Medo de Não Estar Pronto: 5 Formas de Lidar.

medo de não estar pronto

O Medo de Não Estar Pronto – “Eu ainda não estou totalmente preparado”; “Eu vou fazer mais um curso antes de começar a oferecer o meu serviço”; “Eu não estou pronto para começar esse novo projeto”. Esses pensamentos, parecem familiares para você? Bom, para mim, eles são bem familiares, ouço sobre eles constantemente na minha prática clínica, vindo, muitas vezes, de pessoas que tem grandes projetos, mas não os colocam em prática, pelo medo de não estar pronto.

O medo é uma atitude muito funcional em algumas situações, ele nos protege de dar passos em direção ao perigo. Mas, também pode ser muito disfuncional, quando nos impede de atingir um objetivo por pensarmos que há um perigo envolvido. Isso porque, no geral, sempre vai haver o perigo de não acontecer o cenário ideal, de existirem problemas, de surgirem desafios. Afinal, isso é a vida, sempre vai haver um novo desafio. Só vamos estar “totalmente prontos” no dia em que deixarmos de sonhar, de querer coisas novas para a vida.

Tendo feito essa reflexão inicial, precisamos entender uma coisa importante: Esse medo de não estar pronto é uma busca constante por segurança, ou seja, estamos buscando a certeza de que terá um solo firme a pisar. Estamos buscando a certeza de que nada dará errado ou que resolveremos tudo que surgir. E total segurança, é impossível. Então, se seguirmos essa linha, você nunca se sentirá pronto. Então você nunca irá dar o primeiro passo para fazer aquilo que deseja?

É uma inclinação natural buscar segurança e não é problema algum, mas, precisamos entender que não há uma forma de estar totalmente seguro, o perfeito, no geral, não existe. E muitas das coisas, só aprendemos com a prática. Então, se você já tem recursos suficientes para dar o primeiro passo, comece. Dê o primeiro passo e busque formas de ter recursos para dar o segundo passo e os posteriores. Prudência é importante e necessária. Mas você precisa saber que a incerteza vai estar, em muitas medidas, presente. Não se deixe paralisar por isso, pois isso, só lhe trará frustração.

Agora, vamos ver algumas formas de lidar com “o medo de não estar pronto”?

  1. Entenda que é impossível estar totalmente seguro;

Como vimos, sempre haverá insegurança para darmos novos passos na vida, então não fique buscando uma segurança plena. É importante até que possamos errar algumas vezes, é isso que irá nos ajudar a evoluir.

  1. Faça um plano;

Saiba onde você quer chegar, defina quais passos você precisa dar para começar e, faça, mesmo com medo. Divida esses passos em pequenas metas e comece. 

  1. Saiba o motivo para fazer aquilo;

Ter o seu propósito claro é importante para te ajudar a lidar com o medo. Se você sabe o motivo pelo qual quer chegar naquele lugar, poderá lidar com mais resiliência ao que vem. 

  1. Entenda que errar faz parte do processo;

Errar é humano, e acontecerá. Não será perfeito. Conheça histórias de pessoas bem sucedidas e veja que elas também cometeram erros.

  1. Reconheça seus progressos;

Toda vez que você fizer algo em direção ao seu objetivo, reconheça o seu progresso, se elogie, comemore!

Por fim, uma reflexão: Pense em algum influencer que você admira. Pensou? Se essa pessoa ainda tem os primeiros vídeos ou posts dela disponíveis, vá lá e dê uma olhada. Veja se, naquela época, a pessoa parecia “pronta”, veja se ela tinha os melhores recursos, falava das melhores formas, tinham o maior engajamento. Essa é uma forma muito concreta de vermos que, no começo, ninguém está “pronto”. Se ele tivesse buscado essa segurança total, dificilmente evoluiria e dificilmente, você o conheceria e admiraria. No geral, é da mesma forma com todos os projetos de vida, no começo nunca vai ser o ideal, mas se você se permite, pode ficar muito bom.

Se perceber que está muito difícil e que, constantemente, tem tido dificuldade de dar os primeiros passos, você pode buscar auxílio da psicoterapia. Nós estamos aqui para te auxiliar. 

QUERO FAZER UMA SESSÃO DE TERAPIA

Referências

Psicóloga Amanda Miranda Plataforma Terapize

Envolva-se!

Comentários

@peepso_user_1716(Larissa Brondani)
Muito bom!
5 meses atrás
@peepso_user_232(Bianca Brondi Barboza)
O mais difícil é começar, depois vai facilitando com o tempo.
4 meses atrás