Terapize

Quando é a Hora de Fazer Terapia de Casal?

No início de um relacionamento amoroso, o casal está inserido e disposto a conhecer um ao outro. É o momento da conquista e da intensidade da paixão. Conforme o envolvimento vai se tornando mais profundo, uma construção mais íntima também começa a se firmar.

As intenções iniciais se confirmam e o casal se fortalece em prol dessa união conjugal. Acontece, que na trajetória chamada vida, situações adversas às expectativas aguardadas, também surgem, e com elas possíveis dificuldades para suas soluções. São nesses momentos que os conflitos começam a se instalar dentro do relacionamento e o casal precisará encontrar meios para solucionar esses problemas.

Então, quando é o momento certo para iniciar a terapia de casal?

Algumas pessoas acreditam que o momento de procurar a terapia, é quando o casal estiver num conflito insustentável, onde não tendo mais alternativas, recorrem ao auxílio de um profissional que os direcione nas demandas conflituosas. Porém, ao contrário do que se acredita, casais que iniciam a Terapia de Casal nos primeiros anos de união, têm menos chances de separação, segundo pesquisa realizada por Frank Dattilio, professor e especialista em terapia familiar e de casal. Então, o que se pode abranger dentro dessa perspectiva?

Que realizar a terapia de casal preventivamente, ajuda na resolução de conflitos e reestruturação conjugal. Muitas vezes, os conflitos já estão numa fase intermediária à grave e as emoções negativas presentes no relacionamento já ocasionam brigas constantes e indiferenças para lidar com esses problemas. Então, estabelecer uma intervenção de qualidade para diminuir os impactos que as crises conjugais alcançam, é uma estratégia muito funcional.

Possíveis problemas que podem ocorrer dentro de uma crise conjugal:

  • Problemas financeiros;
  • Divergências de opiniões;
  • Infidelidade;
  • Ausência de empatia;
  • Interferência familiar;
  • Problemas na comunicação;
  • Intenção de divórcio;

O foco da Terapia de Casal é o de reestruturar padrões de comportamentos e crenças dos pacientes dentro de suas relações, para que os impactos ocasionados por uma crise possam ser enfrentados de uma maneira adequada à saúde mental de cada indivíduo.

Portanto, a Terapia conjugal pode ser uma oportunidade de manter o vínculo e respeito já estabelecido pelo casal e também para direcionar e flexibilizar a comunicação de casais que estão em conflitos intermediários e graves para a solução mais adequada e viável encontrada em conjunto pelo casal.

QUERO FAZER UMA SESSÃO DE TERAPIA

Envolva-se!

Comentários

Nenhum comentário ainda