Terapize

O Guia completo para tratamento da ansiedade: Técnicas, atividades físicas, medicamentos, terapia e tudo que você precisa saber para tratar a ansiedade

O que é ansiedade e quais suas principais causas?

A ansiedade é um estado de preocupação intensa, podendo ser observado em situações cotidianas da vida humana. Todavia, em casos de desenvolvimento do transtorno de ansiedade, tal preocupação é encontrada de forma combinada com sintomas adoecedores e disfuncionais à vida dos indivíduos. 

As principais causas do desenvolvimento de transtornos de acordo com a literatura científica, é baseado em momentos de grandes estresses ou traumas. Podendo gerar posteriormente, episódios de crise e ansiedade, pânico, entre outros sintomas e desencadeamentos. 

Quer saber um pouco mais sobre os tipos de ansiedade? Visite o texto: Tipos de Ansiedade: Como diferenciar os transtornos, fobias, entender os sintomas e seus tratamentos.

gift Dica: Leia até o final para ganhar um presente e começar a cuidar de você hoje mesmo!

Fatores ambientais e de risco no transtorno de ansiedade

Os fatores ambientais e de risco diante de um quadro de transtorno de ansiedade são múltiplos e variam de acordo com cada caso. Todavia, algumas características em comum podem ser encontradas em situações diversas no desenvolvimento deste transtorno. São eles:

  • Ambientes desorganizados
  • Conflitos relacionais
  • Exposição ao estresse
  • Exposição à violências psicológicas e físicas
  • Eventos traumáticos
  • Vulnerabilidades sociais

Tais variações são características presentes em muitos dos gatilhos de crises, entre outros episódios. Porém, é importante frisar a diferença entre um transtorno de ansiedade e sintomas ansiosos, inerentes à existência humana.

Principais sintomas físicos e psicológicos da ansiedade

mulher e gato dando suporte a uma amiga com ansiedade

A partir da diferenciação entre um transtorno de ansiedade e sintomas ansiosos, é importante classificar os sintomas físicos e psicológicos de um quadro de transtorno de ansiedade. 

A seguir, serão expostos sintomas físicos e psicológicos de um quadro convencional. 

Sintomas físicos da ansiedade

  • Falta de ar
  • Suor excessivo
  • Mãos frias
  • Falta de apetite
  • Tonturas
  • Respiração ofegante

Sintomas psicológicos da ansiedade

  • Preocupação excessiva
  • Dificuldade no trabalho
  • Procrastinação
  • Pesadelos
  • Falhas na memória
  • Compulsão alimentar

Quer saber um pouco mais sobre os sintomas físicos e psicológicos da ansiedade? Acesse o texto: Ansiedade: 20 sintomas físicos e psicológicos do transtorno de ansiedade e como eles aparecem

Como controlar os sintomas da ansiedade?

A ansiedade traz uma série de sintomas que nos deixam desconfortáveis, você pode entender um pouco mais sobre quais sintomas são esses e como eles surgem no texto: “ANSIEDADE: 20 SINTOMAS FÍSICOS E PSICOLÓGICOS DO TRANSTORNO DE ANSIEDADE E COMO ELES APARECEM”

Mas a questão que não quer calar é: o que você pode fazer para diminuir ou controlar esses sintomas? Algumas técnicas podem ajudar muito, principalmente nos momentos em que os sintomas estiverem falando mais alto. 

Aqui vão algumas técnicas para você aprender, salvar e ter sempre disponível para consultar num momento de necessidade:

Técnicas de respiração para ansiedade

A respiração é algo tão natural no nosso dia a dia, pouco damos atenção à ela… Mas você sabia que as técnicas de respiração são as mais simples e as que mais auxiliam em um momento de crise?

Existem diversas técnicas de respiração, uma delas é a respiração diafragmática. Na respiração diafragmática, ao invés de respirarmos naturalmente, enchendo o peito, vamos precisar nos concentrar para respirar enchendo a barriga. 

Pode ser um pouquinho difícil no início, mas fazer esse movimento de prestar atenção na sua respiração, por si só já é muito positivo! 

Algo que ajuda muito a prestar mais atenção é praticar mindfulness, você pode ver neste texto, 10 dicas para começar a praticar o Mindfulness e aliviar a ansiedade.

Técnicas de relaxamento para ansiedade

A ansiedade também nos faz ficar muito tensos, técnicas de relaxamento ajudam demais a diminuir essa sensação e podem ser um suporte nos momentos mais difíceis. 

Uma forma bem simples de começar esse relaxamento e ver todos os benefícios que isso pode trazer para sua ansiedade é começar aos poucos. Você pode inicialmente contrair suas mãos e braços, com bastante intensidade, em seguida solte e relaxe-os bem. 

O mindfulness também ajuda muito com o relaxamento, veja também 5 indicações de livros para iniciar a prática de Mindfulness.

Atividade física como gerador natural de dopamina, endorfina e serotonina para o manejo da ansiedade

Você já sabe como praticar atividades físicas com frequência é fundamental, não é mesmo? Mas você sabe porquê?

casal correndo juntos no parque

Movimentar nosso corpo ativa uma série de neurotransmissores no nosso corpo, como dopamina, mais conhecida como hormônio da felicidade, que nos traz a sensação de motivação, de prazer e de bem estar.

Além dos outros hormônios envolvidos neste processo, a serotonina, que regula nosso humor, nosso apetite e várias outras funções importantes no nosso corpo. Fazer uma atividade física também libera endorfina, que inibe o nosso estresse e traz sensação de tranquilidade, bem-estar e satisfação.

 Deu pra entender porque a atividade física faz diferença na ansiedade, não é?! Além de movimentar o nosso corpo, também é importante pensarmos na nossa alimentação, você sabia que alguns alimentos podem influenciar na nossa ansiedade?

Além da atividade física, assistir a conteúdos que promovam o relaxamento também auxiliam no processo de tratamento da ansiedade! Visite o texto: Filmes, séries e livros que retratam a ansiedade e a importância da arte no processo terapêutico

Como tratar a ansiedade?

Após identificar os sintomas da ansiedade é importante procurar um profissional para te ajudar com essa questão. Aqui estão listados alguns tratamentos que podem te ajudar com a ansiedade.

gift Ei, só pra lembrar: no final tem um presente para você começar a se cuidar hoje mesmo!

Ansiedade e Tratamento medicamentoso

Em alguns casos de ansiedade, o tratamento medicamentoso será necessário junto com a psicoterapia. Nesses casos, os antidepressivos são apontados como primeira escolha para os transtornos de ansiedade.

Nesse sentido, pesquisas científicas apontam que esses medicamentos possuem melhor efetividade no manejo e tratamento dos sintomas. Também pode ser utilizado de benzodiazepínicos (classe de medicamentos usados ​​principalmente no tratamento da ansiedade), os quais se apresentam como mais eficazes na redução dos sintomas físicos e possuem ação mais imediata. 

Ansiedade e Tratamento psicológico

Quando a ansiedade começa a atrapalhar sua vida pessoal e profissional, é bom ligar um alerta. A terapia é fundamental para controlar os sintomas de ansiedade e reduzir os pensamentos acelerados. A ansiedade aciona o medo e a incerteza, na terapia você aprende que nem sempre esses pensamentos que a ansiedade traz são reais, trazendo esses pensamentos para a realidade e reduzindo assim os sintomas físicos.

Quer saber de outras técnicas auxiliares ao tratamento de ansiedade? Visite o texto: 6 Hábitos que ajudam melhorar a ansiedade, como praticá-los e quais os seus benefícios.

Ansiedade e Tratamentos alternativos ou naturais

Há diversas formas de tratar a ansiedade, além de alimentos, medicamentos e terapia, podemos também contar com tratamentos naturais.

A aromaterapia é uma técnica que usa óleo essencial extraídos de folhas, flores, cascas, sementes e frutos de plantas e árvores. Ao inspirar os aromas, o cérebro reage a estímulos, essa parte é a responsável pelas emoções, memórias e liberação de hormônios corporais. Temos também a fitoterapia, nesta técnica usa-se plantas para fins terapêuticos, é feito o uso das plantas como chás.

Como passar por uma crise de ansiedade

A crise de ansiedade não é uma experiência agradável, especialmente quando vivenciada pela primeira vez. Por isso é importante conhecer os sintomas da crise de ansiedade e procurar ajuda logo no início, para saber as causas. 

Um dos maiores sintomas de uma crise de ansiedade é a respiração acelerada. É importante fazer exercícios que controlam o ritmo da respiração. Respire lentamente pela boca contando até 4, segure o ar por 4 segundos e solte lentamente pela boca contando até 6.

É importante ressaltar que este texto não substitui o contato e o acompanhamento com profissionais da psicologia, tendo em vista que a ansiedade pode ser configurada também como um transtorno e precisa ser cuidado!

Como tratar ansiedade com um psicólogo sem sair de casa?

Se identificou com os sintomas e outras características de um quadro de ansiedade? Nós podemos ajudar. A Terapize é uma plataforma que te conecta à psicólogos on-line! Assim, você pode cuidar de sua ansiedade com um profissional de saúde, sem sair de casa! 

Agende sessões online com as psicólogas autoras deste texto. Clique nos nomes para conhecê-las e agendar:

Aline Morais – Psicóloga Clínica (CRP – 06/65550)

Ana Carolina Schmidt – Psicóloga Clínica (CRP – 12/19936)

Júlia Gonçalves Pereira – Psicóloga Clínica (CRP – 07/33147)

Ou se preferir, clique aqui para encontrar mais psicólogos, há centenas de profissionais disponíveis na Terapize. Comece a cuidar de você hoje mesmo!

O seu presente gift

Se você chegou até aqui é sinal que realmente deseja cuidar da sua saúde emocional de forma profissional, e nós queremos te ajudar a fazer isso de forma mais acessível.

A transformação na saúde mental que você está buscando acontece com sessões de terapia, junto com um psicólogo. Mas nós sabemos que dar o primeiro passo é difícil, principalmente se você nunca fez terapia antes.

Terapia vale a pena? Será que terapia resolve o meu problema?

Essas e várias outras questões surgem na nossa cabeça e acabamos desistindo de conversar com um psicólogo. Então, vamos te ajudar a quebrar essa barreira!!! 

Para que você tire todas as suas dúvidas e descubra se terapia é mesmo para você, vamos te dar a PRIMEIRA SESSÃO GRÁTIS.

Clique aqui para receber por e-mail uma lista com todos os psicólogos que oferecem a primeira sessão gratuita na Terapize.

Mas, vamos fazer um combinado: Assim que receber a lista de psicólogos, já agenda uma sessão com o psicólogo de sua preferência, fechado? Porque se deixar para depois, aquela “barreira” vai se construindo novamente e vai ficando cada vez mais difícil iniciar o seu processo de cuidado emocional. 

Aproveite o seu presente, é importantíssimo que você dê esse primeiro passo. E depois disso, iremos caminhar juntos na sua jornada de autocuidado. A sua melhor fase pode começar agora, vamos lá?

Envolva-se!

Comentários

Nenhum comentário ainda