A ansiedade é uma condição na qual os sujeitos se encontram em constante estado de alerta, divagando sobre as possibilidades de acontecimentos nos quais geram angústia e consequentemente, comportamentos disfuncionais, prejudiciais à saúde mental e física.
Quer saber mais sobre ansiedade? Leia o texto: O Guia completo para tratamento da ansiedade: Técnicas, atividades físicas, medicamentos, terapia e tudo que você precisa saber para tratar a ansiedade
No post de hoje, exploraremos um pouco mais sobre os 6 hábitos que ajudam a melhorar a ansiedade! Venha conosco!
- 1. O que é ansiedade e como ela pode afetar nosso dia a dia
- 2. A importância da rotina no tratamento da ansiedade
- 3. Hábitos que aumentam a ansiedade
- 4. Hábitos que diminuem a ansiedade
- 5. O que é Higiene Mental e como ela ajuda no tratamento da ansiedade
- 6. 5 pequenos gestos diários para reduzir a ansiedade
- 7. Como manter a longo prazo os bons hábitos para o manejo da ansiedade?
- 8. Principais dúvidas sobre hábitos saudáveis no combate a ansiedade
- 9. Como tratar a ansiedade sem sair de casa?
- 10. O seu presente
O que é ansiedade e como ela pode afetar nosso dia a dia
De acordo com a biblioteca virtual de saúde brasileira, devemos entender a ansiedade como um fenômeno que pode nos prejudicar como também nos beneficiar, de acordo com as circunstâncias ou intensidade, podendo tornar-se patológica.
Nesse sentido, ao tornar-se patológica pode gerar disfunções físicas e psíquicas devido aos sintomas existentes nestes quadros.
Para saber mais, leia: Ansiedade: 20 sintomas físicos e psicológicos do transtorno de ansiedade e como eles aparecem
Dica: Leia até o final para ganhar um presente e começar a cuidar de você hoje mesmo!
A importância da rotina no tratamento da ansiedade
Para o sucesso do tratamento da ansiedade patológica, é importante conciliar um processo de rotina no qual possamos ter como possibilidade o alívio dos sintomas desde quadro, junto ao tratamento efetivo com a psicoterapia e em casos específicos, com o uso de medicação.
A partir da criação de uma rotina de acordo com a realidade de cada paciente, é possível explorar possibilidades e descobrir tarefas e processos prazerosos da vida, sendo ela em momentos coletivos ou individuais.
Quer saber mais sobre os tipos de ansiedade? Acesso o texto: Tipos de Ansiedade: Como diferenciar os transtornos, fobias, entender os sintomas e seus tratamentos
Hábitos que aumentam a ansiedade
Nossos hábitos e comportamentos podem influenciar diretamente no manejo da ansiedade, sendo potencializadores dos sintomas e efeitos de um quadro patológico.
A seguir veremos alguns hábitos e fatores que aumentam a ansiedade.
Fatores ambientais e de risco
Ambientes aos quais existem estímulos estressores, entre outras variáveis, podem gerar nos indivíduos gatilhos relativos à comportamentos ansiosos. Pensando nisso, ambientes onde a timidez ou a angústia possam estar presentes são considerados como fatores de risco, além de eventos traumáticos aos quais em outros ambientes, podem conter elementos parecidos aos do trauma vivido.
Os vilões da ansiedade
Ao pensarmos nos vilões da ansiedade, pensamos também no processo de qualidade de vida dos seres humanos e em nossa sociedade atual.
Compõem-se como vilões da ansiedade:
- Má alimentação
- Uso de álcool e drogas
- Falta de exercício físico
- Privação de sono
- Isolamento social
- Uso exacerbado de telas no dia a dia
Estes fatores, aliados a ambientes estressores, podem ser os gatilhos necessários para o desencadeamento de crises de ansiedade, ataques de pânico, além do desenvolvimento de quadros de depressão.
Leia mais em: Ansiedade e depressão: entenda as semelhanças, as diferenças e a relação entre essas duas doenças
Hábitos que diminuem a ansiedade
A seguir, descobriremos alguns hábitos que aliviam a ansiedade provocada pela rotina estressante!
Leia mais sobre ansiedade em: Ansiedade e Mindfulness: o que é, como estão relacionados e quais os benefícios no tratamento
A importância da atividade física para o alívio da ansiedade
As atividades físicas são fundamentais para o alívio do estresse e tensão do dia a dia, você sabia? Ao ativarmos nosso corpo e dessa forma, propiciar descargas de energia com o movimento de nossa massa corporal, é possível ativar o trabalho de neurotransmissores interligados ao alívio do estresse e sensação de prazer.
A rede de apoio é muito importante
A rede de apoio, composta por pessoas as quais temos afeto e confiança, podendo ser composta por nossos familiares, amigos e colegas de trabalho, torna-se imprescindível no tratamento da ansiedade tendo em vista o compartilhamento de vivências e experiências com a ansiedade de maneira coletiva. E aí, quem é sua rede de apoio?
Se alimente de forma saudável
Já parou para pensar no quanto a sua alimentação pode impactar seu estado emocional? Isso mesmo! De acordo com pesquisas sobre nutrição e saúde mental, a ingestão de frutas, verduras e legumes podem ter impactos positivos em nosso estado de humor. Devido às rotinas de trabalho a nossa alimentação tende a ficar prejudicada. Vamos pensar nisso?
Quer saber mais sobre alimentação e ansiedade? Leia o texto: 9 alimentos que ajudam no controle da ansiedade para acrescentar no seu cardápio semanal
Yoga e meditação podem ser seus aliados
Essa prática milenar difundida pelos povos asiáticos chegou ao ocidente no decorrer da história, nos propondo não somente uma filosofia de vida e revolução de hábitos como também o impacto em nossa saúde mental ampla.
Estudos mais recentes apontam que a meditação e o uso de técnicas de respiração são grandes aliadas aos tratamentos de ansiedade, entre outras psicopatologias.
Leia mais em: Ansiedade e Mindfulness: o que é, como estão relacionados e quais os benefícios no tratamento
Ei, só pra lembrar: no final tem um presente para você começar a se cuidar hoje mesmo!
Regulação do sono
Dormir faz toda a diferença em nossa vida cotidiana, trabalho, estudos, entre outras atividades. Já parou para pensar que o sono pode ser um regulador de humor poderoso mas também um momento importante de descanso para nossa saúde emocional?
E é a partir desse pressuposto que a regulação do sono torna-se fundamental no tratamento da ansiedade e o alívio de sintomas como angústia, pensamentos acelerados, entre outros.
Fazer Psicoterapia regularmente
A psicoterapia é um processo e, como todo processo, requer tempo e continuidade.
Assim como uma plantinha, que para florir necessita ser cuidada e regada, você também precisa se regar com frequência!
Aqui você pode entender como é a psicoterapia para ansiedade e, para auxiliar nesse processo de autocuidado além da terapia, você pode buscar outros meios de cuidados, veja nos tópicos abaixo.
O que é Higiene Mental e como ela ajuda no tratamento da ansiedade
O cuidado com nossa saúde mental é imprescindível. Fazer um “detox mental” ou uma higiene mental pode ser fundamental como primeiro passo para tratar a ansiedade.
Higiene mental engloba cuidar do seu corpo, da sua saúde física, do seu emocional, se regar de coisas boas e de momentos de tranquilidade e prazer e também ouvir e atender as suas necessidades.
Alguns pequenos hábitos podem ser incluídos na sua rotina para que se torne mais fácil fazer esse movimento de autocuidado. Veja abaixo 5 possibilidades.
5 pequenos gestos diários para reduzir a ansiedade
Depois de entender o que é a ansiedade, aqui vão alguns gestos para colocar na sua rotina e minimizar a ansiedade:
- Faça uma atividade física: mexer o seu corpo é fundamental para saúde física e também mental! Vale qualquer atividade, uma caminhada, pular corda, dançar!
- Cuide de você: parece fácil, mas quantas vezes deixamos de cuidar de nós mesmos e de nos mimar? Se dê pequenos cuidados diários, seja uma bebida gostosa, um chá quentinho, um presentinho, uma massagem nos pés ou um skin care… Vale o que fizer sentido pra você.
- Escreva: colocar no papel, principalmente suas preocupações, pode ser de grande auxílio. O papel nos ajuda a tirar as preocupações da cabeça e poder descansar um pouco melhor.
- Durma bem: o sono é uma necessidade básica, sem um descanso merecido nosso corpo não pode e nem consegue dar o seu melhor.
- Agradeça: o fato de agradecer pequenas coisas do seu dia pode ser um hábito muito precioso, principalmente quando a ansiedade nos faz sempre olhar para o pior possível. Encontre coisas para agradecer todos os dias!
Como manter a longo prazo os bons hábitos para o manejo da ansiedade?
Hábitos, como o nome já diz, são coisas que fazemos de forma habitual, com constância. Não é tão simples e ao mesmo tempo não é nenhum monstro de 7 cabeças construirmos hábitos na nossa rotina.
O importante é começar, fazer um planejamento e tentar ao máximo colocar aquele hábito no seu dia a dia.
Vá aos poucos: faça uma vez na semana, depois duas, três, cinco… Incluir algo em pequenas doses pode te ajudar a ver que, ao longo do tempo, aquela atividade se torna cada vez mais habitual e menos penosa.
Uma possibilidade é incluir aos poucos alimentos que auxiliam na redução da sensação de ansiedade, veja aqui que alimentos são esses.
Principais dúvidas sobre hábitos saudáveis no combate a ansiedade
Com frequência queremos incluir novos hábitos no nosso dia a dia para suprir algo, seja para ser mais saudável, para lidar melhor com o estresse do dia a dia ou com a ansiedade.
Nesse processo surgem diversas dúvidas: o que fazer? o que é mais eficaz? por onde começar? Abaixo vão algumas respostas para começar a te auxiliar nesse caminhar.
O que é bom para aliviar a ansiedade?
A ansiedade, de algum modo, é o excesso de futuro e o futuro é incerto. Para aliviar esse movimento podemos ao máximo tentar ficar no presente, uma possibilidade é trabalhar o Mindfulness. Veja aqui o que é o Mindfulness e como aplicá-lo.
Como reduzir a ansiedade naturalmente?
Para reduzir a ansiedade, podemos sempre voltar nossa atenção para o que podemos controlar.
Buscar relaxar e se focar na respiração podem ser formas acessíveis e simples de alcançar esse objetivo, veja aqui algumas técnicas de respiração e técnicas de relaxamento.
Quais alimentos diminuem a ansiedade?
Alimentos interferem no nosso organismo e podem aumentar ou diminuir nossa sensação de prazer, ansiedade, etc.
Alguns alimentos, como os ricos em triptofano, podem auxiliar na diminuição da ansiedade. Triptofano é encontrado em queijo, banana, leite, entre outros.
Veja aqui 9 alimentos que ajudam no controle da ansiedade para acrescentar no seu cardápio semanal.
Como tratar a ansiedade sem sair de casa?
Se identificou com os sintomas e outras características de um quadro de ansiedade? Nós podemos ajudar. A Terapize é uma plataforma que te conecta à psicólogos on-line! Assim, você pode cuidar de sua ansiedade com um profissional de saúde, sem sair de casa!
Agende sessões online com as psicólogas autoras deste texto. Clique nos nomes para conhecê-las e agendar:
Ana Carolina Schmidt – Psicóloga Clínica (CRP – 12/19936)
Poliana Santos Pirôpo – Psicóloga Clínica (CRP – 03/15452)
Ou se preferir, clique aqui para encontrar mais psicólogos, há centenas de profissionais disponíveis na Terapize. Comece a cuidar de você hoje mesmo!
O seu presente
Se você chegou até aqui é sinal que realmente deseja cuidar da sua saúde emocional de forma profissional, e nós queremos te ajudar a fazer isso de forma mais acessível.
A transformação na saúde mental que você está buscando acontece com sessões de terapia, junto com um psicólogo. Mas nós sabemos que dar o primeiro passo é difícil, principalmente se você nunca fez terapia antes.
“Terapia vale a pena? Será que terapia resolve o meu problema?”
Essas e várias outras questões surgem na nossa cabeça e acabamos desistindo de conversar com um psicólogo. Então, vamos te ajudar a quebrar essa barreira!!!
Para que você tire todas as suas dúvidas e descubra se terapia é mesmo para você, vamos te dar a PRIMEIRA SESSÃO GRÁTIS.
Clique aqui para receber por e-mail uma lista com todos os psicólogos que oferecem a primeira sessão gratuita na Terapize.
Mas, vamos fazer um combinado: Assim que receber a lista de psicólogos, já agenda uma sessão com o psicólogo de sua preferência, fechado? Porque se deixar para depois, aquela “barreira” vai se construindo novamente e vai ficando cada vez mais difícil iniciar o seu processo de cuidado emocional.
Aproveite o seu presente, é importantíssimo que você dê esse primeiro passo. E depois disso, iremos caminhar juntos na sua jornada de autocuidado. A sua melhor fase pode começar agora, vamos lá?
Envolva-se!
Comentários