Consultas

Paciente Viewed: 1123
Conteúdo ocultar

Antes de agendar uma consulta

Consequências do atendimento “por fora”

O paciente/cliente e o psicólogo não devem, em hipótese nenhuma, firmar novo contrato sem o intermédio da Terapize (“atender por fora”). Esta prática é completamente irregular e caso seja constatada, o paciente/cliente e o psicólogo serão banidos imediatamente e de forma definitiva da plataforma, e não terão direito a nenhuma indenização ou reparação de danos em face dessa circunstância.

A Terapize possui recursos automáticos e agentes fiscais para suspeitar e constatar a realização de atendimentos “por fora”.

 

Como agendar e realizar consultas com os psicólogos?

Pela plataforma você tem acesso à agenda do psicólogo para marcar consultas. No dia e horário marcado, basta acessar a sala virtual para realizar o atendimento. Clique aqui e saiba mais.

 

Há um limite de sessões online que posso realizar?

Não. A resolução CFP 11/2018, que regulamenta a prestação de serviços psicológicos realizados por meios de tecnologias da informação, autoriza a prestação de serviços online de psicólogos de forma ilimitada.

 

Os atendimentos com os psicólogos são somente online?

Sim, os serviços oferecidos pela Terapize são realizados apenas de forma online.

 

Como funciona a primeira sessão experimental?

Os psicólogos têm a possibilidade de oferecer um benefício de primeira sessão experimental que pode chegar até a 100% de desconto. Você pode utilizar este benefício apenas 1 vez, com 1 psicólogo. Verifique no perfil do psicólogo qual benefício ele oferece.

 

Qual o prazo de antecedência para agendar consultas?

Os atendimentos podem ser agendados com até 12 horas de antecedência.

 

Qual o prazo de antecedência para reagendar ou cancelar consultas?

Os atendimentos também podem ser reagendados ou cancelados com até 12 horas de antecedência ao horário marcado. Após este prazo, o paciente não consegue fazer alterações de horário na plataforma e caso não compareça à sessão, abstém do seu direito de reembolso.

 

Quais os horários disponíveis para atendimento?

Os psicólogos definem a sua disponibilidade de horários para atendimento. Assim, você pode encontrar profissionais disponíveis de dia, de noite, de madrugada e em finais de semana.

 

Escolhi um psicólogo mas ele não possui horário adequado para mim. O que fazer?

Você pode enviar uma mensagem para o psicólogo, pelo chat na plataforma, e verificar a possibilidade dele abrir determinado horário que se adeque à sua agenda.

 

Como as consultas acontecem?

As consultas podem acontecer por videochamada, chamada de áudio ou mensagem de texto. Fica à critério do psicólogo a escolha da(s) modalidade(s) que ele irá disponibilizar. É fortemente recomendado que os atendimentos sempre aconteçam por vídeo, de forma que as demais modalidades se limitem a ocasiões excepcionais.

 

As consultas são gravadas?

Não. Nenhuma consulta, independentemente da modalidade, nunca é gravada.

 

O que vou precisar para o atendimento online?

Você precisará de um computador, tablet ou smartphone com boa conexão de internet e permanecer em local silencioso e sem interrupções para realizar o atendimento. Estes requisitos são obrigatórios para o paciente e o descumprimento destes termos inviabiliza o atendimento online. Portanto, em caso de inviabilidade o psicólogo tem o direito de remarcar ou cancelar o atendimento.

 

Posso realizar sessões através do celular?

Sim, você pode realizar as consultas através de computador, tablet ou smartphone.

 

Vou receber lembretes dos meus atendimentos?

Sim, você receberá notificações de lembrete das suas consultas por e-mail.

 

Se estiver descontente com o seu psicólogo, você pode agendar com outro profissional a qualquer momento. Além disso, possuímos um Canal de Ética para que você possa relatar qualquer postura inadequada do psicólogo que te atendeu. Dessa forma, iremos avaliar o ocorrido e tomar as medidas necessárias, passível inclusive de expulsão do profissional da plataforma.

 

Se eu não gostar do psicólogo, posso utilizar o benefício de primeira sessão experimental com outro profissional?

Não. O benefício de primeira sessão experimental pode ser utilizado apenas 1 vez, com 1 psicólogo.

 

Quem pode ser atendido pelos psicólogos da Terapize?

Qualquer paciente pode ser atendido pelos psicólogos, desde que não estejam em estado de emergência. Neste caso, sugerimos que o paciente entre em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV – 188), SAMU (192) ou Corpo de Bombeiros (193).

 

Posso agendar consultas para outra pessoa?

Sim, no processo de agendamento você pode especificar se o atendimento é para você ou para outra pessoa.

 

Como funciona o atendimento a menores de idade?

Caso seja o responsável pelo de menor, você pode agendar uma primeira consulta experimental para ele. Neste primeiro atendimento, o psicólogo irá avaliar a viabilidade em atendê-lo e informará sobre o envio de autorização para continuidade dos atendimentos.

 

Sou responsável pelo de menor. Devo criar uma nova conta para realizar agendamentos para ele ou posso agendar pela minha conta?

As duas opções são válidas, caso agende pela sua conta, você terá um campo para especificar que o atendimento será para outra pessoa. Se você também realiza atendimentos com um psicólogo da plataforma, sugerimos que crie uma nova conta para o de menor, para uma maior organização. Em todos os casos, é necessário que o agendamento sempre seja feito pelo responsável.

 

Depois de agendar uma consulta

 

Realizei um agendamento, o que acontece agora?

Você já está na agenda do seu psicólogo. No dia e horário marcado, você e o psicólogo deverão acessar a sala virtual para realizarem o atendimento.

 

Como acessar a sala virtual para atendimento?

Na parte superior da plataforma, através de Meus agendamentos, você tem acesso à sala virtual.

 

Termos de uso da sala virtual

A Terapize disponibiliza ao psicólogo e paciente uma sala virtual para atendimentos, que pode ser acessada através de Meus agendamentos.

A sala virtual possui os recursos de vídeo, áudio e chat em tempo real. Logo, independentemente da modalidade, os atendimentos acontecem na mesma sala virtual.

Na sala virtual nenhuma sessão é gravada, porém, há o monitoramento de algumas informações como o horário de acesso do psicólogo e do paciente e a duração da consulta.

O acesso à sala virtual pode ser feito entre 15 minutos de antecedência e 20 minutos após (atraso) o horário marcado. Fora deste intervalo, nem o psicólogo nem o paciente conseguem acessá-la.

A sala virtual deve ser iniciada pelo psicólogo para que o paciente consiga adentrá-la. Enquanto o psicólogo não iniciá-la, o paciente verá a mensagem: A sessão ainda não foi iniciada. Atualize a página para verificar se o profissional deu início à sessão.

A partir do momento em que uma sessão é iniciada, ela não pode mais ser editada (reagendada ou cancelada) nem mesmo pelo psicólogo.

Ao término da sessão, o psicólogo e o paciente devem informar a sua conclusão.

 

Como remarcar ou cancelar uma consulta?

Na parte superior da plataforma, através de Meus agendamentos, você pode reagendar ou cancelar suas consultas com até 12 horas de antecedência ao horário marcado. Caso não faça as alterações dentro do prazo permitido, você abstém do direito de reembolso e de recuperar sessões perdidas, uma vez que o psicólogo se mantém regularmente disponível para o atendimento.

 

Tive um imprevisto e preciso remarcar a sessão em prazo inferior a 12 horas de antecedência ao horário marcado. Como proceder?

Neste caso, você pode enviar uma mensagem para o psicólogo, pelo chat na plataforma, e verificar a possibilidade de remarcação. A decisão de remarcação fica a único e exclusivo critério do psicólogo, sendo que ele possui o total direito de não reagendar e receber normalmente pelo atendimento perdido.

ATENÇÃO: A partir do momento em que uma sessão é iniciada, ela não pode mais ser editada (reagendada ou cancelada) nem mesmo pelo psicólogo. Logo, se houver a necessidade de alteração, você deve entrar em contato com o profissional antes da sessão iniciar, visto que depois disso ele não conseguirá fazer a edição na plataforma.